quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aula de campo!!

Espero que todos tenham gostado de nossa primeira aula de campo que aconteceu no Museu do Ceará. Agora é o momento que nos podemos compartilhar nossas informações e trocarmos pontos interessantes que observamos em nossa visita.

3 comentários:

  1. Com certeza foi muito interessante, poder fazer leituras de objetos e assim fazer viagens ao passado e tentar entender fatos historicos e um pouco mais sobre a nossa realidade e a realidade do nosso estado.

    ResponderExcluir
  2. Havia ido ao Museu do Ceará alguns anos atrás, lembro-me que foi uma experiência bastante agradável, interessante, mas que não se comparou com a do dia 13/11, suscitando em mim muitas reflexões e um novo olhar sobre meu estado, lembrando-me o que ele tem de mais especial: o seu povo, com suas riquezas históricas e culturais. O momento mais marcante para mim foi exatamente o último, quando ouvia a respeito do bode Ioiô, interessante perceber que o povo do sertão que fugiu da seca para várias cidades, inclusive Fortaleza, quando aqui chegaram ficaram restritos aos guetos instituídos pelo governo da época, os currais, uma maneira de não ver a miséria, a realidade do povo sertanejo, contudo os membros da classe dirigente não se deram conta, penso que não, de que aquele bode que os divertia, despertava suas imaginações representava exatamente a realidade e o povo que eles queriam ignorar.

    ResponderExcluir
  3. Visitar o museu do Ceará foi como fazer uma viagem no tempo, podendo contemplar e conhecer aspectos culturais de nossa própria história. Visitas como estas enriquecem nossa bagagem cultural e criam em nós uma consciência mais crítica do mundo em que estamos inseridos.O que mais me chamou a atenção foi a história do bode Ioiô, já havia lido sobre ele em muitos livros, mas nunca o tinha visto de perto.Meus parabéns pela iniciativa^^!

    LUCÉLIA

    ResponderExcluir